O que está acontecendo

Benefícios da Hidroginástica

Você deve conhecer alguém que fez ou faz este tipo de exercício. Muito comum entre pessoas idosas, a hidroginástica é uma atividade aeróbica e a aula é feita dentro de uma piscina com o auxílio de alguns equipamentos. Mas os benefícios dessa atividade não estão restritos aos mais idosos.

 

Prática

Para a prática é necessário usar roupa adequada, não estar em jejum prolongado e hidratação. Dentro da piscina temos uma tendência à desidratação, dessa forma é fundamental beber água antes e após a hidroginástica. Não é necessário aquecer antes de entrar na piscina. O aquecimento faz parte da aula e pode ser realizado dentro da piscina.

 

Benefícios

A prática de atividade física trás vantagens para o corpo e a mente, mas deve ser realizada de acordo com o seu condicionamento físico. Abaixo, listamos alguns dos benefícios da modalidade:

  • Melhora no condicionamento cardiovascular;
  • Força muscular;
  • Gera melhora da circulação;
  • Controle de fatores de risco para doenças crônicas como diabetes, cardiopatias e depressão;
  • A prática pode ser realizada diariamente desde que a duração e intensidade da sessão sejam adequadas à condição do praticamente. Se há exageros, pode não ser benéfico ao praticante.

A atividade é ótima para quem gosta de piscina e têm vários benefícios para a saúde.

 

Público

A hidroginástica pode ser feita por idosos? Sim, assim como outras práticas de atividade física! Porém a hidroginástica acaba sendo uma das preferidas na recomendação e até na adesão dos idosos, pois estar submerso na água diminui o impacto das articulações, uma vez que grande parte da população idosa apresenta queixas de dor e problemas articulares, além de ser uma aula realizada em grupo, o que gera um ambiente confortável e descontraído para idosos.

Mas a hidroginástica é para todos, e os jovens também podem realizar essa atividade. Os benefícios podem se assemelhar a outras práticas de atividade física, e o profissional que ministrará a aula pode ajustar o volume e a intensidade dos exercícios de acordo com o objetivo de cada praticante.

 

Atenção!

É importante ter cuidado com o local que é escolhido para a prática da atividade em relação ao tratamento da água que é realizado nas piscinas e controle de temperatura.

Fonte: Carla Giuliano de Sá e Rafael Mathias Pitta

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