O que está acontecendo

Como melhorar o treino através da técnica do mindfulness

O mindfulness consiste em colocar atenção plena em tudo o que fizer. Se você está comendo: preste atenção na sua mastigação, sinta toda a comida, os aromas e os formatos. Se está conversando com alguém, esqueça todo o resto e preste atenção nos detalhes do rosto da pessoa, no timbre da voz, nos gestos, etc. Essa técnica provoca bem-estar, controle da situação, concentração e também é ótima para sentir que estamos aproveitando cada segundo da melhor maneira.

Com os exercícios físicos não é diferente. O mindfulness é poderoso. Os fãs da prática garantem que aumenta o foco, a motivação e a resiliência. O método reforça a conexão entre corpo e mente, fazendo com que sejam realmente absorvidos todos os benefícios dos esportes. Confira dicas práticas de como colocar o mindfulness em ação na hora dos exercícios físicos:

 

Sem música

É comum escutar música quando se está na academia ou fazendo qualquer exercício, mas para a aplicação dessa técnica, tente ficar pelo menos um dia sem ouvir sons externos. Durante o treino, foque na sua respiração. Sinta todo o seu corpo, sinta os músculos contraindo e escute a voz do seu instrutor ou personal. A atitude de se ouvir com mais atenção vai fazer você ganhar consciência corporal, foco e motivação. Tente!

 

Transforme qualquer exercício em meditação

Livre-se de distrações! Torne a hora de se exercitar sagrada. Desligue o celular, não preste atenção em outras pessoas e faça tudo com calma. É uma via de mão dupla. No momento em que você foca completamente no que está fazendo, acaba melhorando sua técnica de mindfulness, ao mesmo tempo em que praticar o mindfulness vai ajudar a trazer resultados positivos nos esportes.

 

Pratique o mindfulness logo ao acordar

Talvez você não saiba, mas tudo o que você faz, come ou sente no dia influencia na hora de treinar. Por isso, nada melhor que começar o dia com motivação e bom humor. Assim que você acordar, sente-se em um local silencioso e sem perturbações externas. Respire fundo dez vezes. Preste atenção na sua respiração.

Respire fundo e expire lentamente. Sinta os pulmões enchendo de ar e se esvaziando. Toque no seu corpo levemente e sinta cada toque. Mexa a cabeça de um lado para o outro e sinta a liberação do estresse. Fazer isso por cinco minutos já vai transformar o seu dia e tornar seu treino ainda mais produtivo.

 

Lembre-se: antes de iniciar qualquer atividade física, consultar seu médico.

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