Coronavírus: dúvidas ou sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para a Vigilância Sanitária da sua cidade. Clique aqui e saiba mais.

O que está acontecendo

Cuidados com a máscara caseira

A máscara caseira e os cuidados que você deve ter com ela

Máscaras são mais um importante instrumento no combate à transmissão do novo coronavírus. Para evitar o contágio por Covid-19, é necessário proteger as mucosas, principalmente da boca, nariz e olhos, de gotículas contendo o vírus. Como as máscaras profissionais cirúrgicas e N95 devem ficar exclusivamente à disposição dos profissionais da saúde, precisamos nos proteger com máscaras de tecido.

Conforme a professora da Univates, Daiane Heidrich, doutora em Microbiologia, as máscaras de pano auxiliam como uma barreira física contra o vírus. “É importante que a máscara seja de uso individual e tenha, no mínimo, dupla camada de tecido. Ela deve cobrir totalmente a boca e o nariz e estar bem ajustada ao rosto, para evitar o escape do vírus pelas laterais. A máscara precisa ser substituída por outra quando estiver úmida, pois a umidade diminui a eficiência da barreira viral”, enfatiza.

A máscara de pano ajuda a impedir a transmissão da Covid-19 pelo espirro ou tosse de pessoas infectadas. Para evitar a transmissão do vírus, independentemente da presença ou não de sintomas, é preciso inibir a liberação de gotículas de saliva e de secreção nasal no ambiente.

Como retirar e lavar corretamente sua máscara de pano

Antes de retirar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão, para evitar a contaminação no momento da retirada, segurando apenas no elástico. A máscara deve ser imersa em recipiente com água potável e água sanitária (cerca de 2 colheres de chá de água sanitária em meio litro de água) por 30 minutos. Após, deve ser enxaguada, lavada com água e sabão, secada, passada a ferro e acondicionada em saco plástico limpo. Após lavar a máscara, é preciso lavar as mãos com água e sabão.

O Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) e o Parque Científico e Tecnológico Regional da Unisc (TecnoUnisc) estão disponibilizando moldes de máscaras, que serão distribuídos em locais de serviços essenciais, como farmácias e mercados.

Quantidade de máscaras necessárias para um dia de trabalho

As máscaras caseiras, tem uma duração de 2 a 3 horas de proteção (ou conforme umedeçam). Neste caso, devem ser tiradas e acondicionadas em um saco separado, diferente daquele em que se encontram as limpas. Considerando uma jornada de 8 horas de trabalho, o correto seria ter de 3 a 4 máscaras.

Para fazer sua máscara, você encontra vários tutoriais na internet, incluindo algumas sem costura. Caso você queira se aventurar, também é uma opção, inclusive de entretenimento junto com a família e porque não dizer, de fonte de renda extra?

Continue em casa e não esqueça de lavar as mãos 

“Pedimos a compreensão das pessoas. Gostamos de nos reunir com a família e amigos, de abraçar as pessoas e tomar chimarrão. Mas nesse momento delicado, precisamos pensar na gente e principalmente no próximo. O distanciamento social é o que temos de mais forte e potente para impedir a disseminação da doença neste momento”, explica o médico Eduardo Kieling.

Eduardo lembra que em caso de sintomas suspeitos, como febre, tosse seca ou falta de ar, as pessoas devem permanecer em casa e entrar em contato, por telefone, com os órgãos de saúde, pelos números 0800 707 0809 (Lajeado), e em Santa Cruz do Sul, o número é (51) 3717-7300.

Cuide e proteja a quem você ama!

Fonte: Prefeitura de Lajeado

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você