O que está acontecendo

Optometria x Oftalmologia : são a mesma coisa?

Você sabe a diferença entre Oftalmologia e Optometria? Os nomes são parecidos, mas, apesar de todas se referirem à saúde dos olhos, são profissões com atuações bem distintas. É importante compreender a atividade de cada profissional, para que haja complementariedade nas atuações. A primeira e principal diferença está na categoria.

A Oftalmologia é uma especialidade da medicina. Nela, se estudam e tratam as doenças relacionadas aos olhos e seus anexos. Significa, em bom português “a ciência dos olhos”. O oftalmologista é o médico responsável por diagnosticar e tratar todas as doenças do sistema visual. Esse profissional precisa – além do curso de medicina – realizar uma preparação específica no âmbito da oftalmologia. Assim, está capacitado para o tratamento médico e cirúrgico das doenças oculares.

Já a Optometria é a técnica ou prática profissional que, pelo exame do olho, diagnostica falhas de refração e prescreve lentes e/ou exercícios apropriados, sem a necessidade da aplicação de drogas ou tratamentos cirúrgicos. A Optometria trabalha fora do “órgão globo ocular” e foca no sentido da visão, corrigindo miopias, hipermetropias, astigmatismos, que não são doenças, são defeitos da visão.

A Optometria não trata ou cura o “órgão globo ocular”, porque isso é competência da medicina. Portanto, o optometrista não faz diagnósticos de doenças, muito menos receita medicamentos. Cabe a esse profissional emitir a fórmula para óculos (“receita”) e indicar exercícios ortópticos, que não são remédios, afinal, óculos ou exercícios não são ingeridos nem injetados.

Fonte: posfg.com.br

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você