O que está acontecendo

Tomografia : Exame fundamental para diagnósticos

Um dos exames mais utilizados nos Estados Unidos, cerca de 100 milhões de realizações por ano, é feito por meio de um aparelho de imagem médica que auxilia no diagnóstico e tratamento de inúmeras doenças, e que rendeu o Prêmio Nobel de Medicina aos seus inventores (Godfrey Hounsfield/A. M. Cormack-1979), a Tomografia Computadorizada é um exame de imagem de extrema importância, que usa a tecnologia de Raios-X para diagnósticos mais precisos, e é atualmente um dos principais exames para investigar nódulos ou tumores, vasos pulmonares e cerebrais.

Segundo o Dr. Marcos Duchene, médico em Radiologia e Diagnóstico por Imagem do Hospital Albert Sabin em São Paulo, “por meio de computadores ultra potentes, os feixes de Raios-X que chegam aos detectores são transformados em imagens de órgãos em cortes visualizados em múltiplos planos, assim como reconstruções em 3D e estruturas vasculares, e se caracteriza por um arco, efetuando uma rotação em volta do corpo do paciente, este se encontrando no interior do túnel”.

Sabe-se que quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação do paciente, daí a importância desse tipo de exame, que devido à sua precisão, pode adiantar o tempo do tratamento e de cura. É necessário também que o profissional que o realiza, seja muito bem preparado e tenha conhecimentos de anatomia, fisiologia, radiologia, entre outros. “É um procedimento relativamente simples e indolor, e alguns tipos de tomografia necessitam da injeção de contraste na veia, com o objetivo de melhorar a visualização de algumas estruturas. Não existe contraindicação para a realização de tomografia sem contraste, exceto para mulheres grávidas devido ao risco de exposição ao Raio-X”, completa Dr. Duchene.

Fonte: MCAtrês

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você