Coronavírus: dúvidas ou sintomas suspeitos? Fique em casa e ligue para a Vigilância Sanitária da sua cidade. Clique aqui e saiba mais.

O que está acontecendo

A importância do cuidado com a pele no verão

Durante o verão ficamos muito mais expostos ao sol, infelizmente isso pode acarretar em queimaduras, envelhecimento precoce da pele, até mesmo aumentar os riscos de câncer, para evitar isso podemos fazer algumas coisas para evitarmos estas questões.

  • Manter a pele limpa e seca

Recomenda-se dois banhos por dia, mais vezes quando muito quente, porém sem uso de sabonete para evitar ressecamentos. É importante mantermos a pele sempre seca, para evitar a proliferação de fungos.

  • Uso diário de protetor solar

Mesmo se não tivermos exposição direta com o sol, é importante seu uso, pois evita envelhecimento precoce, ressecamento e evita o desenvolvimento de doenças como o câncer de pele. No caso de praia ou piscina recomenda-se passar o protetor de 20 a 30 minutos antes da exposição e reposição a cada 3 horas.

  • Não fazer depilação em dia de pegar sol

Recomenda-se o intervalo de 48 horas, pois pode ocorrer manchas na pele, principalmente se a depilação for feita a cera, além da pele ficar super sensível.

  • Uso de betacaroteno

Para deixar a pele bronzeada por mais tempo recomenda-se o uso de alimentos com carotenóides, como cenoura, abóbora, mamão, maçã e beterraba, pois favorecem a produção de melanina, o pigmento natural da nossa pele. 

  • Evitar tratamentos de pele no verão

Alguns destes tratamentos, como laser e uso de químicos, podem acarretar em manchas na pele, por isso o recomendado é que se faça esses procedimentos no outono e inverno, já que as temperaturas são amenas e o sol menos forte.

  • Tomar banho de água doce quando sair da praia

Recomenda-se que assim que sair da beira tome-se um banho de água doce, pois a água salgada e a areia tende a ressecar a pele e causar fissuras, que podem permitir a entrada de microorganismos.

  • Evitar o sol por longos períodos de tempo

Entre as 10 e as 16 horas, recomenda-se que evite o sol, pois há maior emissão de raios ultravioleta. É bom procurar ficar em ambientes com sombra, usando boné, óculos e roupas claras para proteger a pele e os olhos, evitando queimaduras.

  • Beber bastante líquido

No verão, devido à maior exposição ao sol e suor, acabamos perdendo mais líquidos, por isso é importante tomarmos bastante líquidos, como água, suco natural e chás gelados para recompormos o líquido perdido. Recomenda-se 2 ou 3 litros por dia, variando conforme peso e altura.

Outras formas de reposição de líquidos é o consumo de alimentos ricos em água, como pepino, tomate, melancia, rabanete, maçã (principalmente a verde), pera, cenoura, couve-flor, melão, entre outros.

Por isso, não deixe de se cuidar no verão.

Fonte: https://www.tuasaude.com/10-dicas-de-cuidados-com-a-pele-no-verao/

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você