Autocuidado: inclua estes 5 hábitos na sua rotina - Diersmann

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Autocuidado: inclua estes 5 hábitos na sua rotina

Mesmo com a rotina corrida do dia a dia, é importante criar hábitos de autocuidado.

Quando foi a última vez que você tirou um tempo para cuidar de si? Tudo demanda muito tempo: o trabalho, a família, os afazeres. Mesmo assim, não podemos deixar que a rotina tire algo muito importante de nós: o autocuidado.

Para manter uma vida equilibrada, saudável e feliz, é preciso que tenhamos alguns momentos para nós. Fazer algo de que gostamos ou apenas relaxar, tudo depende do que o autocuidado significa para você.

O autocuidado pode ser tanto físico, com a prática de exercícios e alimentação saudável, por exemplo, como também pode ser emocional, com sessões de terapia e autoconhecimento.

Ele também pode ser social, quando você faz coisas com pessoas de quem você gosta ou, por fim, pode ser também mental, a partir de momentos de lazer e da prática de atividades como ler um livro.

Caso você não saiba por onde começar, não se preocupe. Neste artigo nós te daremos 5 dicas de hábitos que estão diretamente ligados ao autocuidado e que podem ser muito positivos em sua vida. Continue conosco para saber quais são eles.

1. Cuide da sua alimentação

Uma das principais formas de autocuidado com o seu corpo é prezar por uma boa alimentação. Afinal, é a partir dela que melhoramos a nossa qualidade de vida.

Preze por consumir principalmente alimentos ricos em vitaminas e que tenham uma boa  qualidade nutricional. Aliás, esta é uma boa dica: procure um profissional de nutrição, ele orientará quais são os melhores alimentos para o seu organismo. 

Esta é uma bela forma de tratar o seu corpo bem e, assim, promover o autocuidado.

2. Procure fazer psicoterapia

Tão importante quanto cuidar do nosso corpo, é cuidar da nossa mente. Em tempos em que a ansiedade e a depressão estão constantemente rondando as pessoas à nossa volta, é muito importante tratar a saúde da mente como uma prioridade.

A dica é fazer sessões de psicoterapia de forma regular. Abrir-se com um profissional é uma ótima forma de deixar a nossa rotina mais leve e entender melhor o que passa em nossa cabeça. Entendendo nossos sentimentos e emoções, fica mais fácil desenvolver autoconhecimento.

3. Reserve momentos exclusivos para lazer

Alerta para a sua rotina: você precisa ter momentos de lazer genuíno. Separe algum tempo do seu dia a dia para fazer coisas de que você gosta, como assistir a um filme, ler um livro, tocar um instrumento ou praticar um esporte, o que você preferir.

Lembre que esses momentos precisam ir além das suas obrigações; você faz pelo simples fato de querer fazer. É um momento prazeroso e totalmente seu. Isso ajuda a melhorar sua qualidade de vida.

4. Mantenha uma vida social tranquila

Outro hábito de autocuidado é manter pessoas de quem você gosta por perto. É importante sentir-se amado e acolhido, por isso o ciclo social em que você está inserido faz muita diferença.

Tenha um sistema de apoio, com pessoas da sua família e amigos com os quais você possa contar. Divirta-se com eles, marque encontros, troque informações, converse. Interações sociais saudáveis também fazem parte do autocuidado.

5. Tenha boas noites de sono

Um sono regulado é de extrema importância para a saúde do nosso corpo e mente. O seu sono precisa ser adequado e reparador. Ou seja, precisa acontecer da forma correta para que você se sinta mais disposto e feliz.

Para um adulto, por exemplo, o ideal é dormir cerca de oito horas por noite. Além disso, também precisamos lembrar de algumas dicas relacionadas à higiene do sono. Evite aparelhos eletrônicos perto do horário de dormir, não faça refeições muito pesadas muito tarde e não consuma nenhuma bebida estimulante, como o café e energéticos, perto da hora do seu sono.

Isso tudo melhora a qualidade do sono, e prezar por dormir bem é uma forma de autocuidado.

Praticar o autocuidado é separar momentos para cuidar de si mesmo durante a rotina. Não deixe essa prática para depois, preze pela saúde do seu corpo e mente todos os dias.

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