Como lidar com o envelhecimento dos nossos pais? - Diersmann

O que está acontecendo

Como lidar com o envelhecimento dos nossos pais?

O combinado não era eles serem jovens para sempre? Chega um momento que os filhos se tornam pais dos seus pais. Assumir essa etapa não é fácil, pois estamos acostumados a vê-los repletos de energia e independência. Então, como se preparar para essa situação?

Frequentemente nos irritamos com nossos pais, como se eles não estivessem sendo eles mesmos, se não se esforçassem o bastante para se cuidarem e serem ativos, da maneira que gostaríamos que eles fossem eternamente. De vez em quando esbravejamos e damos broncas neles como se estivéssemos dentro de um espelho invertido da nossa infância. Mas nossa fúria não é contra eles, é contra o tempo. O mesmo tempo que cura, ensina e resolve é o tempo que avança como ameaça implacável. E, erroneamente, canalizamos nos nossos pais esse inconformismo.

O fato é que às vezes a lentidão, o esquecimento e as limitações são, de fato, frutos da idade. Outras vezes são apenas frutos da rotina, tão naturais quanto os nossos equívocos. Seja qual for a circunstância, eles nunca merecem ter que lidar com a nossa angústia.

A responsabilidade como filhos adultos, é querer o bem-estar dos pais. Essa é apenas uma das formas de recompensá-los por tudo que fizeram, além de entregar todo o amor recebido deles. Temos de ter mais paciência e menos irritação; menos preocupação e mais apoio; mais companheirismo e menos acusações; mais afeto e menos cobranças. Eles só estão envelhecendo! E sabe do que mais? Nós também. E é melhor fazermos isso juntos, da melhor forma. 😀

Como se preparar para o envelhecimento dos pais?

  • Tenha empatia e seja paciente, você também passará por isso;
  • Esteja presente – ouvir e relembrar histórias do passado, dedicando um tempo de qualidade ao seus pais;
  • Não os exclua totalmente na tomada de decisões;
  • Os filhos precisam se unir e dividir as tarefas;
  • Se for necessário, busque auxílio com enfermeiras e cuidadoras;
  • Previna-se! Sabemos que este não é um assunto fácil, porém, um plano assistencial pode ser um apoio necessário neste momento delicado. Além de deixar uma importante situação resolvida, você evita o endividamento familiar, tem acesso à médicos e tratamentos e garante assistência funeral 24h com suporte para que esta etapa seja tratada com tranquilidade e profissionalismo.
Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você