Cuidados necessários para reduzir os riscos de doenças respiratórias no inverno - Diersmann

O que está acontecendo

Cuidados necessários para reduzir os riscos de doenças respiratórias no inverno

Estamos na estação mais fria do ano e, por isso, é importante muita atenção para prevenir doenças respiratórias típicas deste período.

O inverno é marcado pelo som de tosses e espirros, e não é à toa: com a chegada da estação, algumas doenças respiratórias entram em cena. Estamos falando de gripes, resfriados, rinites, sinusites, asma, pneumonia e, como já sabemos, até mesmo o Covid-19.

De acordo com o Ministério da Saúde, isso ocorre porque no inverno o confinamento e permanência em espaços fechados e com pouca ventilação facilita a circulação de microorganismos, principalmente dos vírus respiratórios, que são responsáveis por muitas doenças.

Para que você possa manter a saúde em dia neste período, separamos algumas dicas úteis relacionadas à prevenção. Você confere algumas delas abaixo.

Aumente a ingestão de vitamina C

A vitamina C fortalece o nosso sistema imunológico, tornando-nos mais resistentes às doenças. Consuma alimentos ricos nesta vitamina, como a laranja, o limão e a acerola.

Se preferir, você pode optar por alguns suplementos de vitamina C, que podem ser encontrados em cápsulas ou em pó. Em todo caso, o ideal é optar pela fruta, já que ela é mais completa e saudável para o organismo.

Beba muita água

Outro ponto muito importante é a hidratação, já que a água ajuda no processo de expulsão de microorganismos do corpo. O indicado é a ingestão de cerca de 35 ml de água por quilo de peso. Isto quer dizer que uma pessoa com cerca de 70 kg deve ingerir, em média, 2,5 litros de água por dia.

Não esqueça de andar sempre com a sua garrafinha de água para manter a hidratação em dia, mesmo no inverno.

Evite ambientes muito fechados

Como dissemos no começo deste artigo, a aglomeração em ambientes fechados, que se torna mais comum durante o frio, é propícia para a propagação de vírus e bactérias que são adquiridos por via respiratória. Visto isso, o ideal é que você evite ao máximo estar nestes tipos de lugares.

Opte sempre por encontros ao ar livre e busque outras formas de manter o contato social que não envolvam ambientes fechados. Se precisar estar em um ambiente fechado, procure alternativas de ventilação para o espaço.

Use os medicamentos da forma correta

Este é um ponto que precisa de muito cuidado: o uso de medicamentos, principalmente antibióticos. Procure evitar ao máximo se automedicar, leve sempre em consideração as orientações médicas.

O uso indiscriminado de antibióticos aumenta a resistência dos agentes causadores de doenças, tornando-os mais fortes a cada ciclo.

Caso precise fazer uso de medicação, procure fazê-lo por completo, seguindo o período correto da prescrição.

Aqui vai uma dica extra para doenças de origem alérgica: é importante evitar fumar ou expor-se a ambientes com muita poeira ou fumaça, principalmente no inverno.

Viu só? Algumas medidas simples como estas podem reduzir as chances de você adquirir doenças relacionadas ao inverno. A prevenção é sempre uma ótima escolha.

Caso você apresente sintomas, lembre-se sempre de procurar um médico.

Gostou deste conteúdo? Então confira outros conteúdos do nosso blog, clicando no botão abaixo.

| ACESSAR O BLOG DO DIERSMANN | 

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você