O que está acontecendo

Mitos e verdades sobre a Vitamina C

Você sabia que é importante escolher a Vitamina C certa para ter os efeitos de prevenção do envelhecimento da pele? Veja mitos e verdades sobre esse ativo consagrado, com nossa parceira dermatologista Débora Rockenbach.

  • É antioxidante? A vitamina C é um potente antioxidante, além de desempenhar outras funções interessantes como auxiliar a prevenir e clarear manchas na pele, potencializar a fotoproteção, além de auxiliar na prevenção de rugas e flacidez da pele.
  • Vitamina C pura é a melhor? A vitamina C pura (ou também chamada de ácido L-ascórbico) é a molécula química que comprovadamente traz os reais benefícios da substância.  Entretanto, é uma molécula bastante instável. Em função disso, foram desenvolvidos diversos produtos derivados da vitamina C ( com maior estabilidade para formulações , mas sem a equivalência de eficácia ).
  • Mas como manter a vitamina C pura em sua melhor performance, para que ela possa agir retardando o envelhecimento da pele?Para a manutenção da melhor performance da vitamina C, alguns cuidados com o armazenamento do frasco são importantes, como mantê-lo em local pouco iluminado e fresco (a substância oxida quando exposta ao ar e altas temperaturas).

Mesmo com esses cuidados os produtos com vitamina C podem alterar a cor (porém, normalmente, não há alteração da eficácia). Respeitar o prazo de validade do produto também é importante a fim de não perder sua eficácia e evitar dermatites.

  • Não pode ser associada a outros compostos? A vitamina C pode sim ser associada a outros compostos como a vitamina E, ácido ferúlico (podendo seu efeito ser potencializado por essas substâncias).
  • Quanto mais, melhor? Não há necessidade de várias aplicações diárias. A pele possui um grau de saturação da vitamina e essa permanece por alguns dias estável.
  • Sair ao sol usando vitamina C é perigoso? O uso da vitamina C associada à exposição solar não é perigoso, sendo inclusive indicado o seu uso pela manhã antes do protetor solar, agindo como auxiliar na fotoproteção e sendo potente antioxidante dos radicais livres nocivos desencadeados pela exposição solar.
  • Só vale para peles jovens? Diversos trabalhos demonstram que a efetividade da vitamina C é independente da idade. Portanto, ela pode ser utilizada tanto em peles jovens quanto em peles mais maduras, e independente de gênero.

A escolha da melhor vitamina C pelo seu médico dermatologista vai depender de uma avaliação geral do produto ( tipo de veículo para a substância, concentração do ativo, PH, além de substâncias associadas que possam potencializar seu efeito).

Fonte: Dra. Débora Mânica Rockenbach – Médica Dermatologista – CRM 33636 – RQE 35084

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você