O que está acontecendo

Psicopedagogia: você sabe o que é?

Você sabia que a aquisição de conhecimento não acontece de forma igual para todos os alunos? Sim, cada criança possui tempo e formas diferentes de aprender.

É aqui que a psicopedagogia nos auxilia. O profissional em psicopedagogia desempenha um papel importante no processo de aprendizagem dos alunos.

Ao longo do processo de alfabetização é comum encontrar alunos que apresentam facilidade e outros que apresentam dificuldade no aprendizado. É aqui que entra o psicopedagogo. O profissional formado em psicopedagogia propõe e executa estratégias que melhorem o processo educativo das crianças.

O que o psicopedagogo faz?

* Avaliação e diagnóstico psicopedagógico – ferramenta que identifica o que precisa ser melhorado no processo educativo, ações que funcionam e compreender a origem da dificuldade que afeta o bom desempenho escolar do aluno, traçando novas formas ou métodos de atuação. Essa avaliação envolve entrevistas e testes com o aluno,  assim como entrevistas com pais/responsáveis.

* Ações psicopedagógicas – ações a serem tomadas a partir da avaliação, visando trazer melhorias para o ambiente escolar e aprendizado do aluno. As atividades propostas podem estar relacionadas a intervenção familiar, gestão de conflitos, acompanhamento e encaminho para outros profissionais, como psicólogos, fonoaudiólogos, entre outros.

* Políticas educacionais inclusivas – o psicopedagogo possui um papel importante na disseminação da educação inclusiva. O profissional pode pensar nos alunos que possuem necessidades específicas e precisam de atenção e auxílio no ambiente escolar. Dessa forma, a Psicopedagogia é fundamental na elaboração de políticas educacionais inclusivas, que contemplem e possibilitem o desenvolvimento social, cognitivo, motor e cultural de todos.

Você percebeu algo de diferente no aprendizado do seu filho? A Diersmann tem vários psicopedagogos que podem te auxiliar neste processo. Entre em contato e torne a vida melhor, cuidando e protegendo a quem você ama!

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você