O que está acontecendo

Saiba como se preparar para realizar seu exame

O dia de realizar exames está próximo e, de repente, a cabeça do paciente é tomada por pontos de interrogação. Será que preciso ficar de jejum? Por quantas horas? O remédio que estou tomando pode interferir nos resultados? O jejum para exame de sangue é muito importante e deve ser respeitado quando necessário, pois a ingestão de alimentos ou de água pode interferir nos resultados de alguns exames, especialmente quando é necessário avaliar a quantidade de alguma substância que pode ser alterada pela alimentação, como colesterol ou açúcar, por exemplo.

Você sabia que alterar a dieta habitual porque vai fazer exames para medir os níveis de gordura, como o colesterol, pode fazer com que os resultados no exame sejam falsos? E nós apostamos que você não quer ter um diagnóstico equivocado, certo? Seja para tomar uma medicação que não precisa, ou para deixar de tomá-la, por exemplo.

E é por entender a importância dessas questões que, nesse texto, vamos comentar os principais mitos e verdades do assunto, e te ajudar de uma vez por todas a se preparar da forma correta para os exames de sangue. O tempo de jejum em horas depende do exame de sangue que será realizado, mas alguns exemplos são:

Já nos casos de pessoas com diabetes que precisam fazer medidas da glicemia várias vezes ao dia, os horários e o tempo após alimentação devem ser orientados pelo médico durante a consulta.

Além disso, o tempo de jejum pode variar de acordo com o laboratório em que será realizado o exame, bem como quais os exames serão realizados no mesmo dia, e, por isso, é importante buscar orientação médica ou do laboratório acerca do tempo de jejum necessário.

 

Mitos e verdades sobre o preparo para exame de sangue

“Fazer exame de imagem antes da coleta de sangue não é permitido.”

Verdade. A recomendação é que os exames de laboratório sejam feitos antes da realização dos exames de imagem ou após 72 horas depois de realizado.

 

“É proibido ter relações sexuais nos dias que antecedem a coleta de sangue.”

Mito. Homens e mulheres podem manter a atividade sexual normalmente nos dias que antecedem os exames de sangue. Há restrição da atividade sexual apenas para homens, nos exames como o espermograma e PSA (total e livre).

O PSA, é um exame que costuma ser exigido para homens em processo de investigação de doenças relacionadas à próstata, por isso, algumas restrições são recomendadas, como aguardar:

  • 48 horas após a última ejaculação,
  • 72 horas após toque retal,
  • 4 semanas após massagem ou biópsia da próstata, e
  • 7 dias após ultrassom transretal.

“Fazer exame de sangue durante o período menstrual interfere nos resultados.”

Verdade. Durante o período menstrual, as dosagens hormonais são alteradas, especialmente os hormônios sexuais. Mas isso não impede a realização dos exames, uma vez que os resultados serão interpretados por especialistas, como um clínico geral, endocrinologista ou ginecologista.

 

“A prática de atividades físicas altera o resultado do exame.”

Verdade. A prática de atividades físicas gera a queima de calorias, que reduz os níveis de glicose no sangue, além de produzir metabólicos como o ácido lático e a creatinofosfoquinase (CPK).

 

“Não existe nenhum problema em fumar antes de fazer exames laboratoriais.”

Mito. O fumo pode alterar alguns testes, como a dosagem de glicose. Por isso é recomendado que o paciente não fume no dia do exame.

 

“Estar gripado ou resfriado não permite fazer exames de sangue.”

Mito. Não há nenhum problema em realizar exames de sangue enquanto se está gripado ou resfriado.

 

 

“É importante ter um boa noite de sono no dia anterior ao exame.”

Verdade. O sono interfere em todo o funcionamento do organismo e uma noite mal dormida interfere inclusive nos níveis sanguíneos.

 

 

“Bebês precisam suspender a amamentação para fazer exame de sangue.”

Mito. Bebês que ainda se alimentam apenas com leite materno, não precisam fazer qualquer tipo de jejum.

 

“Todos os exames de sangue que precisam de jejum só podem ser feitos pela manhã.”

Mito. A exigência para a realização dos exames é respeitar o tempo de jejum.

 

 

“Um chá ou cafezinho sem açúcar não interrompem o jejum.”

Mito. Qualquer alimento, com exceção da água, ao ser ingerido, interferem no resultado dos exames porque modificam algumas dosagens bioquímicas.

 

“Durante o jejum para exame de sangue é preciso evitar o consumo excessivo de água.”

Verdade. Até mesmo o consumo de água deve ser feito sem excessos, o ideal é consumir a média recomendada por dia: 3 litros para um adulto.

 

 

“Bebidas alcoólicas devem ser suspensas até 72 horas antes dos exames.”

Verdade. O consumo de álcool pode interferir nos resultados do colesterol e glicose, porque interfere no metabolismo dos açúcares.

Qual a importância de se preparar para os exames de sangue?

Conforme conversamos no começo deste texto, as pessoas se sentem muito desinformadas quando o assunto é o preparo para exames de sangue, não é mesmo? Além da desinformação, há uma série de mitos por aí, que confundem as pessoas e só servem para multiplicar as dúvidas.

Muita gente, acreditando na ideia de que todo exame de sangue precisa ser feito pela manhã, por exemplo, demora muito tempo até realizar os exames, por temer sacrificar uma manhã de trabalho, aula, etc.

Isso faz com que essas pessoas tenham a validade da solicitação dos exames vencida ou que retardem o retorno ao médico com os resultados dos exames. Nesses casos, algumas doenças que precisam de diagnóstico precoce para o tratamento adequado, como o câncer, não podem ser combatidas com eficácia porque ainda nem foram identificadas.

Você consegue entender como esse é um assunto sério e que precisa ser resolvido? Nós não podemos garantir que todo mundo pare de espalhar falsas informações por aí, mas já é um bom começo poder contar com você para começar a compartilhar informação segura e confiável.

 

 

Não fique com essas informações só para você. Quando o assunto é saúde, não há lugar para o egoísmo, hein?! Por isso, compartilhe muito e ajude outras pessoas também! A procura de um laboratório de confiança para realizar seus exames? A Diersmann possui diversos laboratório parceiros! Fale com a gente.

 

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você