O que está acontecendo

Saiba como ter um tempo de qualidade em família

Um lar estruturado e saudável traz benefícios para todos, tanto em termos emocionais quanto na disposição para a luta diária pelo crescimento e desenvolvimento pessoal. Daí a importância de se preocupar com o tempo de qualidade em família.

 

Benefícios de um tempo de qualidade em família

A vida oferece muitas coisas boas — e uma delas, certamente, é usufruir os bons momentos ao lado dos familiares. Ouvir as estórias de cada um, suas ambições, aproveitar as lições proporcionadas pelos mais velhos, enfim, colocar as conversas em dia, como se diz. Todos saem ganhando nessas ocasiões: pais, avós, filhos, sobrinhos, primos, cunhados, etc. Sem contar os amigos próximos, os namorados e namoradas, os noivos e seus projetos de iniciar um novo lar. Tudo depende, da disposição e compromisso na construção e manutenção de um ambiente saudável.

 

Maneiras de usufruir o tempo familiar

Que o mundo nos dias de hoje é muito corrido e dinâmico, isso ninguém pode negar. Porém, esse fato não nos impede de reservarmos parte de nossas vidas para o necessário convívio familiar. E isso não é somente uma questão de vontade: trata-se de um verdadeiro valor.

Então, deixe de lado, por alguns instantes, o celular e o computador para investir um pouco mais no contato humano. Nesse sentido, acompanhe a seguir nossas dicas voltadas a esse objetivo.

• Programar um almoço de fim de semana: Finais de semana, em geral, são destinados ao descanso e lazer. E, aqui, encontramos uma oportunidade sem igual para a realização de um almoço em família, de modo a reunir aqueles que se encontram mais próximos — e mesmo os mais distantes, que podem ser comunicados por telefone e outros meios.

• Realizar passeios agradáveis: Quem não apreciará um passeio familiar a um museu ou zoológico, um piquenique ou, mesmo, assistir a uma peça de teatro ou a um bom filme no cinema? Isso sem contar a praia num dia ensolarado ou uma boa pescaria. Enfim, não faltam opções agradáveis e que cabem perfeitamente em seu orçamento, não é verdade?

• Não levar trabalho para casa: O trabalho é fundamental na vida de qualquer pessoa: ele proporciona não só a realização profissional como o ganha-pão. Porém, uma prática bastante nociva à estrutura da família é não separar o tempo de seu ofício com aquele destinado ao cônjuge, filhos, pais, etc.

Afinal, distanciar-se das pessoas amadas somente trará descontentamentos generalizados, quando não as cobranças futuras em razão da falta de diálogos oportunos.

Percebeu como a vontade e um pouco de imaginação permitem reservar um tempo de qualidade em família? Isso é fundamental para estreitar os laços de parentesco e construir relações saudáveis dentro do lar. Assim, fortalecemos fortalece ainda mais nossas emoções e ganhamos em disposição para enfrentar os compromissos do dia a dia.

Acompanhe-nos nas redes sociais e obtenha mais dicas sobre saúde e bem-estar. Você nos encontrará no Facebook e Instagram.

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você