Columbários: o que são e como funcionam - Diersmann

O que está acontecendo

Columbários: o que são e como funcionam

Você já ouviu falar em columbários? O termo pode causar certa estranheza ao ser ouvido pela primeira vez, principalmente pelo fato de esses espaços ainda serem pouco conhecidos no Brasil.

Porém, com o aumento da procura das famílias pelo método da cremação, os columbários estão se tornando cada vez mais comuns.

Você não precisa mais ficar com dúvidas. A seguir você descobre o que são columbários e como eles funcionam. Continue a leitura deste artigo. 

O que são os columbários?

Os columbários, também chamados de Cinerários, são locais onde ficam as urnas com as cinzas da pessoa após a cremação. Eles podem ser encontrados dentro de cemitérios ou memoriais. 

Normalmente esses lugares contam com pequenos nichos colocados em um espaço criado especialmente para que os familiares tenham momentos de reflexão, oração e homenagens.

Dentro dos nichos, além da urna com as cinzas, também podem ser colocadas outras coisas, como fotos do ente querido, por exemplo. Alguns deles contam com objetos que eram importantes ou significativos e que lembram aquela pessoa.

Grande parte dos columbários contam com assentos confortáveis, ar condicionado e ambientação, tudo isso para trazer mais conforto para as famílias que visitam o local. 

Qual é a importância?

Esses espaços são muito importantes para preservar a memória do ente que partiu e também para serem um local referência para prestar as homenagens àquela pessoa. 

Neles, os familiares podem se reunir para buscar apoio, passar pelo processo de luto e conversar juntos.

É importante lembrar que nem sempre que uma pessoa é cremada as suas cinzas serão levadas para um columbário. 

Algumas famílias podem optar por dar outro destino à urna, como, por exemplo, acomodá-la em casa ou em um columbário em uma propriedade particular da família. Algumas pessoas escolhem jogar as cinzas em lugares significativos para o ente que partiu, como na natureza, por exemplo. 

Como eles funcionam?

Como falamos anteriormente, a urna não vai diretamente para o columbário, é necessário que a família opte por isso. 

Caso tenham interesse, os familiares devem alugar esse espaço, ou, no caso, alugar um “nicho”. 

Quanto ao tempo que a urna fica no columbário, isso é bem relativo. É importante combinar com a empresa que presta o serviço. 

Por exemplo, a família pode deixar a urna nesse espaço apenas tempo o suficiente para que os demais familiares prestem suas homenagens e depois ela pode ser levada para casa. 

As taxas de manutenção acompanharão o tempo que a urna permanecerá no espaço e por isso é necessário avaliar entre os familiares qual será o período de permanência. 

Para muitas pessoas ainda é importante ter um local para visitar e lembrar da pessoa amada que partiu e é por isso que espaços como os columbários são tão importantes. 

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e acompanhe o blog de Diersmann. Aqui nós compartilhamos diversas informações, curiosidades e dicas de saúde. Clique aqui para conferir outros assuntos. 

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você