Como lidar com a ansiedade no dia a dia - Diersmann

O que está acontecendo

Como lidar com a ansiedade no dia a dia

A ansiedade é um dos principais males do nosso século. Cada vez mais pessoas acabam desenvolvendo este problema que pode afetar vários âmbitos da vida, como o futuro profissional e as relações interpessoais. 

É normal ficar ansioso(a) às vezes, principalmente quando se está passando por momentos desafiadores, mas quando esse sentimento começa a influenciar constantemente e de forma direta a rotina, é porque chegou a hora de tomar certos cuidados. 

Quem vive com a ansiedade geralmente tende a pensar de forma excessiva sobre um assunto ou situação futura, o que gera sentimentos de receio e preocupação que podem causar níveis elevados de estresse e, consequentemente, desencadear doenças.

Se você se considera uma pessoa ansiosa, ou conhece alguém que está passando por isso, continue acompanhando este artigo. 

Hoje nós vamos te dar algumas dicas de como lidar com a ansiedade no seu dia a dia. 

Valorize o presente

Quando uma pessoa está ansiosa, ela esquece de viver o presente, porque está constantemente preocupada com o futuro ou presa, relembrando o passado. 

Procure viver um momento de cada vez. Quando estiver trabalhando, foque suas energias no trabalho e no que pode ser feito naquele momento. Quando estiver descansando, foque em outras atividades, se permita esquecer dos problemas e relaxar. 

Não fique pensando no que pode dar errado, já que não há como adivinhar o que acontecerá no futuro. Esteja pronto(a) para enfrentar o que vier, mas não se prenda às expectativas e anseios. 

Caso contrário, você esquece de viver o hoje, e deixa passar momentos importantes da sua vida, que não voltam mais. 

Procure não se comparar 

Cada pessoa tem o seu tempo e a sua jornada a ser percorrida na vida. 

Se você é uma pessoa ansiosa, é importante que você foque no seu próprio percurso e não compare-o ao de outras pessoas. Você precisa viver as coisas no seu tempo, da sua maneira, com os recursos que você tem disponíveis naquele momento.

Se comparar de forma excessiva com quem você admira pode causar muita frustração, porque é provável que você vá observar apenas os pontos positivos da vida das outras pessoas e verá apenas os pontos negativos da sua. 

Lembre-se de que você não está atrasado ou em desvantagem, você está apenas construindo a sua própria caminhada. 

Faça exercícios de respiração

Quando perceber que você está muito ansioso(a), lembre-se desta dica.

A respiração feita da forma certa pode ajudar muito a te deixar mais tranquilo. 

  1. Primeiro, sente-se com as costas eretas ou deite-se em um lugar confortável, de fácil acesso. 
  2. Coloque as mãos sobre a sua barriga.
  3. Respire devagar, aumentando a barriga, e conte até cinco.
  4. Dê uma pausa de dois segundos.
  5. Exale lentamente, contando até seis.
  6. Repita esse passo a passo por cerca de 10 a 20 minutos. 

Você pode fazer esse exercício todos os dias. Com certeza será muito positivo para a melhora da sua ansiedade.

Fique menos tempo nas redes sociais

Dentro das redes sociais nós temos acesso a muitos conteúdos interessantes e relevantes. O lado negativo é que por lá nós também estamos suscetíveis a comparações com a vida perfeita e irreal mostrada por influencers e celebridades, o que pode gerar mais ansiedade na sua vida.

Além disso, o fluxo constante de informação ao qual estamos expostos pode fazer com que nos sintamos exaustos por não conseguirmos acompanhar o que se passa em todos os cantos da internet. Isso causa certa aflição, o que também acaba te deixando mais ansiosa(a).

Por isso, procure maneirar no uso das redes sociais. Uma boa ideia é controlar o tempo de uso. Alguns aplicativos contam com a opção de alerta quando você chega ao limite de horas diárias no perfil. 

Cuide da sua saúde física

Isso é algo que falamos constantemente aqui em nosso blog. É mais do que importante que você cuide da saúde do seu corpo para que a saúde da sua mente esteja em dia. 

Procure praticar atividades físicas pelo menos três vezes na semana. Você pode optar por exercícios leves, como caminhadas ou a prática de esportes, mas eles serão fundamentais para limpar a sua mente dos problemas do dia a dia, e assim te deixar menos ansioso(a). 

Não esqueça também de dar atenção à sua alimentação. Procure manter uma dieta equilibrada, rica em vitaminas. Se você puder, busque o acompanhamento de um nutricionista que possa criar um plano alimentar personalizado para o seu estilo de vida. 

Também é importante beber bastante água, já que ela é a grande responsável pelo bom funcionamento do nosso metabolismo.

Faça terapia

As pessoas ansiosas têm uma forma distorcida de ver as coisas, muitas vezes exagerando de forma aumentada a probabilidade de que eventos negativos venham a acontecer.

Conversar sobre as coisas que geram a sua ansiedade pode ser muito bom para deixar a sua mente mais tranquila, e perceber que as preocupações, grande parte das vezes, são irreais e muito distantes. 

Por isso, é aconselhável que você procure atendimento de um psicólogo que você confie. Essa pessoa vai orientar você sobre como levar os problemas do dia a dia de forma mais leve, sem permitir que as intercorrências te deixem mais ansioso(a) do que o necessário.

Na Diersmann Clínica de Saúde você encontra os melhores e mais atenciosos profissionais da área da psicologia. Clique aqui e veja como marcar o seu atendimento. 

Não esqueça de buscar viver o presente e cuidar com carinho de você mesmo. 

Seguindo essas dicas, a sua rotina tem grandes chances de se tornar mais leve e tranquila.

Se você gostou deste conteúdo, aproveite e compartilhe com quem você acha que também vai gostar.

Um abraço e até o nosso próximo artigo do blog. 

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você