Novembro Azul: por que precisamos quebrar tabus? - Diersmann

O que está acontecendo

Novembro Azul: por que precisamos quebrar tabus?

Mesmo com o aumento de campanhas anuais como o Novembro Azul, estudos comprovam que pessoas do sexo masculino demoram mais que as do sexo feminino para procurar um médico para fazer check-ups ou exames quando têm algum problema de saúde.

Por esse e outros motivos, infelizmente, o exame de próstata ainda é um tabu para os homens.

O que torna-se um grande problema, já que o toque retal é a principal ferramenta médica para identificação precoce do câncer de próstata, algo essencial para conseguir tratar a doença da melhor forma e aumentar suas chances de cura e de um tratamento eficaz. 

Por isso, nós precisamos urgentemente conversar sobre a importância de quebrar tabus relacionados à saúde masculina. Continue a leitura deste artigo.

O surgimento do tabu

O assunto câncer de próstata e o exame de toque retal para muitos traz um constrangimento infundado que se tornou parte de um problema maior, que é a dificuldade no diagnóstico da doença.

Mas a pergunta é: como surgiu isso? Alguns estudos falam sobre o “mito da infalibilidade masculina”, presente na nossa sociedade. 

Isso quer dizer que para parte dos homens, ir ao médico é uma situação em que se corre o risco de se ver frágil. Um diagnóstico real e palpável pode destruir a impressão de “invencibilidade”, o que gera apreensão.

Com relação ao toque retal em si, trata-se de um preconceito que pode ser resultado da falta de informação ou dos estereótipos falsos que acompanham o exame. 

Por estes motivos, é comum ouvir relatos de homens que só procuram o médico por insistência e influência de figuras femininas, como a esposa ou a filha, e não por conta própria.

Por que precisamos acabar com isso?

Esses preceitos infundados sobre o cuidado com a saúde por parte dos homens têm um resultado desastroso, que é o diagnóstico de problemas em estágios muito mais avançados e graves, quando é muito mais difícil tratar os problemas. 

Com relação ao câncer de próstata, muitos homens acabam sucumbindo à doença sem ao menos descobrir que estavam com ela. 

Isso é extremamente preocupante já que se trata de um problema recorrente. No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre pessoas do sexo masculino e um em cada oito homens poderá ser diagnosticado com câncer de próstata ao longo da vida.

Alguns dos sintomas são:

  • Dificuldade ao urinar.
  • Diminuição do jato de urina.
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite.
  • Sangue na urina.
  • Dor lombar.

Mesmo que esses sejam os principais sintomas, vale lembrar que o câncer de próstata pode ser muito silencioso, mesmo sem sinais a doença pode estar avançada e a pessoa não a percebe. 

O que fazer então?

Mais importante do que qualquer tabu, é a saúde e a qualidade de vida masculina. Por isso, seja homem ou mulher, é fundamental estar atento aos sinais que o corpo nos dá e buscar prevenir possíveis problemas. 

Procure fazer exames regularmente, incluindo os relacionados ao diagnóstico do câncer de próstata, principalmente após os 50 anos, que é quando a doença tem mais chance de se manifestar. 

Além disso, preze por uma alimentação saudável e a prática de exercícios regularmente, coisas que vão evitar essa e outras doenças.

Fazer isso é uma forma de cuidar de você e das pessoas que você ama, que se importam com o seu bem-estar e qualidade de vida. 

Não deixe para depois. Procure o seu médico e faça um check-up assim que possível

Cuidar da saúde também é coisa de homem. 

Aproveite e envie este artigo para as pessoas do sexo masculino que convivem com você. Se quiser ficar por dentro de outros conteúdos como este, clique neste link e confira nosso blog. 

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você