Por que é importante se despedir após a partida de alguém que amamos? - Diersmann

O que está acontecendo

Por que é importante se despedir após a partida de alguém que amamos?

O momento da passagem pelo luto é, sem dúvidas, um dos mais difíceis de nossas vidas. Perder alguém é algo que mexe profundamente com nossos sentimentos, que nos deixa muitas vezes perdidos e sem saber o que fazer ou como proceder. 

Ainda assim, a vivência do luto é de extrema importância para ajudar na aceitação da perda. O luto é normal, esperado e necessário. Algo que faz parte da passagem por esse momento é a despedida

Cada cultura conta com uma forma de se despedir. Existem no mundo diversos rituais para dizer adeus aos entes queridos. Exemplos são os velórios, missas, sepultamentos e a cremação, mas existem muitos outros. 

Abaixo você confere como funciona o processo de passagem pelo luto e por que é importante se despedir após a partida de um ente querido. 

A passagem pelo luto

Quando perdemos alguém que amamos, entramos na missão de passar pelo momento de luto. 

Esse momento é relativo e subjetivo para cada pessoa. Alguns passam por ele de forma mais tranquila enquanto outras pessoas passam anos e anos de suas vidas lidando com a perda. 

Ele envolve uma chuva de sentimentos como tristeza, raiva, culpa, ansiedade, além de poder causar pensamentos de descrença, confusão e preocupação. Tudo isso é normal e compreensível, pois este é um momento extremamente difícil e doloroso. 

O luto deve ser vivido, sentido e compreendido em todas suas fases para ser superado. A verdade é que a dor da perda sempre estará lá, mas essa é uma situação que se complica quando o ritual da despedida não acontece. 

Por que é importante se despedir?

Os rituais de despedidas são carregados de significados, uma vez que marcam o encerramento de uma etapa natural da vida. Eles também trazem para a realidade palpável a ideia de que o ente querido partiu. 

É comum vermos pessoas que evitam ir a velórios e sepultamentos, com medo de ficarem com uma última imagem ruim da pessoa que faleceu, ou até mesmo por quererem negar ou evitar aquela dor pelo máximo de tempo possível.

Isso pode ser muito negativo, porque negar que a pessoa partiu é postergar os sentimentos de perda, que precisam ser digeridos e processados para que a pessoa possa seguir a sua vida da melhor maneira possível. 

Além disso, nesses rituais de despedida, as homenagens aos falecidos desempenham uma função de ordem social e psicológica, possibilitando aos mais próximos compartilhar um momento de acolhimento e suporte diante da dor.

Como se despedir de quem amamos?

Cada cultura e cada pessoa tem uma forma de se despedir. O ideal é procurar ajuda de um psicólogo para entender a melhor forma de fazer isso. 

Além dos rituais, como o velório, a cremação ou o sepultamento, também existem outras formas de se despedir, como a realização de cerimônias religiosas, destinação dos itens pessoais de quem partiu e, até mesmo, o ato de escrever uma carta com as suas palavras que demonstrem os seus sentimentos sobre aquela situação.

Também é possível se reunir com outras pessoas que também fizeram parte da vida daquela pessoa para conversar sobre os bons momentos que tiveram com ela e trazer para a realidade o fato de que ela não está mais entre vocês. 

Se despedir nunca é uma tarefa fácil, nem de longe, mas é extremamente importante para seguir em frente e conseguir passar pelo luto e seguir a vida de forma um pouco melhor e menos sofrida. 

Quer conferir mais conteúdos? Então acesse o nosso blog clicando aqui. Você também pode nos seguir nas redes sociais clicando aqui

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você