Seis dicas para aliviar o estresse - Diersmann

O que está acontecendo

Seis dicas para aliviar o estresse

O estresse é, nos dias atuais, um problema muito comum na vida das pessoas. Seja por problemas na vida profissional ou pessoal, conviver com ele pode causar sérios danos à saúde.

Para aliviar o estresse, muitas pessoas buscam o auxílio de medicamentos. Contudo, existem algumas maneiras de aliviá-lo sem precisar recorrer ao uso de remédios.

Ao inserir estas práticas na sua rotina, você começará a sentir-se mais relaxado, calmo e animado nos seus dias. Entretanto, o estresse não tem dia e nem hora para aparecer, mas é possível trabalhar para encontrar o equilíbrio.

Por isso, este artigo quer lhe ajudar a encontrar maneiras de aliviar o estresse e ter uma vida mais tranquila.

Continue com a leitura.

1 – Pratique exercícios físicos

Dedicar pelo menos 30 minutos do seu dia para fazer alguma atividade física, pode trazer inúmeros benefícios à saúde. Os exercícios diminuem a quantidade de cortisol, que é um hormônio ligado ao estresse, e ainda liberam endorfina na corrente sanguínea, provocando sensação de bem-estar.

Se você é uma daquelas pessoas que não gosta de academias, é interessante investir em caminhadas, aulas de natação ou demais exercícios aeróbicos.

2 – Tenha uma boa alimentação

Neste tópico, não queremos apenas enfatizar que você precisa ter uma alimentação saudável, mas que você precisa ter tempo para fazer as refeições. Com a pressa do dia a dia, as pessoas tendem a comer cada vez mais rápido e preparar comidas mais rápidas, como por exemplo fast food, que se pararmos para pensar é uma via de mão dupla; fica pronto em minutos e você come em minutos.

Invista em alimentos ricos em ômega 3, como sardinha, atum e linhaça; estes melhoram o funcionamento do sistema nervoso, diminuindo o estresse e o esgotamento mental. Já banana, nozes e amendoim são exemplos de alimentos que promovem a sensação de bem-estar.

Vale ressaltar que é importante consultar um nutricionista, ele te passará uma dieta regrada com os alimentos que você gosta e que podem ajudar a melhorar a sua saúde. Lembrando que na Diersmann Clínica de Saúde você encontra nutricionistas experientes e capacitados para te ajudar. 

3 – Faça pausas durante o dia

Por mais que a gente queira ser extremamente produtivo, está mais do que provado que precisamos fazer algumas pausas durante o turno de trabalho para a nossa mente e concentração fluírem melhor.

Faça uma pausa para um café, mas tome cuidado com o excesso de cafeína, pois ela pode auxiliar na evolução do estresse. Respire, escute uma música ou converse por alguns minutos com alguém; pode ter certeza que isso aumentará a sua produtividade no trabalho.

4 – Ouça músicas relaxantes

A música, sem dúvida alguma, é um calmante contra o estresse, a ansiedade e a frustração. A música deixa nosso corpo e mente relaxados, liberando substâncias neuroquímicas no cérebro, como a dopamina, que provoca bem-estar. 

Lembre-se que qualquer música pode trazer tranquilidade e aliviar o estresse, basta que você escolha o ritmo que goste. Contudo, músicas clássicas e instrumentais têm efeito reconfortante. Já os sons da natureza têm efeito calmante.

Faça a sua playlist e relaxe.

5 – Faça terapias

Se você perceber que não consegue vencer o estresse ou os problemas emocionais sozinho, busque ajuda de um profissional.

Psicólogos e psicoterapeutas te ajudarão a encontrar o melhor caminho para você diminuir o seu estresse, além de promover o seu autoconhecimento. Desta forma você começará a olhar mais para si e para o seu interior, criando estratégias para livrar-se do estresse e de outros problemas emocionais.

Na Diersmann Clínica de Saúde você encontra excelentes psicólogos para lhe ajudar neste momento.

6 – Tenha bons hábitos

Quando as coisas parecem não ter solução, temos a sensação de descontrole da nossa vida. Contudo, praticar bons hábitos pode gerar um alívio nesta sensação.

Veja algumas práticas que geram qualidade de vida:

  • Durma mais: dormir bem é extremamente importante, precisamos de no mínimo 8 horas de sono. Inclua na sua rotina ir para a cama mais cedo e fique longe dos aparelhos eletrônicos por duas horas antes de dormir. Faça isto e tenha uma noite melhor.
  • Ria mais: trago uma frase clichê agora – “rir é o melhor remédio”. O riso alivia o estresse e a tensão, provoca relaxamento nos músculos e eleva o oxigênio do corpo. Divirta-se mais e ria mais de si mesmo.
  • Leia mais: a leitura equilibra o cérebro e a mente. Como exige uma concentração maior, é um momento em que todos os outros sentidos se desligam, por isso traz uma sensação de alívio e bem-estar. Você pode ler a qualquer hora do dia; mas, fazendo isto à noite, pode promover resultados melhores.

Relaxe seu corpo, alivie sua mente. Ria das situações, tenha pensamentos positivos. Adote estas estratégias e transforme sua rotina. A partir disso, você verá que os desafios diários serão enfrentados com mais disposição e coragem.

A mudança de hábitos é uma escolha sua. Contudo, ela traz grandes benefícios para a sua vida.

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você