Você sabe como surgiu a coroa de flores para funeral? - Diersmann

O que está acontecendo

Você sabe como surgiu a coroa de flores para funeral?

Já parou para pensar qual é o sentido desse arranjo em forma circular grande ao ser colocado como homenagem ao ente querido?

As flores, devido à beleza e simbologia, são utilizadas como presente em inúmeras ocasiões, de aniversários a nascimentos e datas especiais. Mas uma das principais utilidades das flores vai muito além de surpreender e emocionar: reconfortar alguém ou prestar as últimas homenagens em um difícil momento de condolências. O produto símbolo deste especial uso de flores é a coroa para funeral, que vem em diferentes tamanhos, formatos e preenchimentos. Muitas com flores do campo e gérberas, outras com rosas e lírios, as coroas são utilizadas em cerimônias do mundo todo e têm uma história que data do início do cristianismo.

Mas você sabe como surgiu a coroa de flores? Desde os tempos antigos, antes mesmo de Cristo, as coroas de flores sempre foram ligadas a cerimônias fúnebres, porém pouco se sabe que esta ideia é bastante equivocada e sem sentido, este símbolo de coroa de flores vem sendo muito mais ligado à vida do que à morte, e na história de povos milenares é possível se encontrar diversas histórias onde os vencedores de batalhas e também grandes sacerdotisas eram as únicas pessoas que podiam utilizar uma coroa de flores.

 

Coroa vem em diferentes tamanhos, formatos e preenchimentos.

 

Mas por que coroa de flores?

Em tempos passados, os velórios eram feitos nas casas e as pessoas chegavam aos locais de velórios carregando maços de flores e os deixavam com os familiares ou até mesmo próximos à pessoa falecida. E, mais ainda, todos ou pelo menos a maioria dos familiares e amigos compareciam ao velório e funeral.

Com o passar dos séculos, os velórios começaram a ser realizados em locais que não as residências das pessoas e, sim, nos cemitérios, igrejas e outros locais, como teatros, câmaras, etc. E nem sempre os familiares e amigos estão próximos a estes locais. Por este motivo, muitas vezes não comparecem aos velórios. Daí então veio o costume de enviar as flores juntamente com cartões de condolências para demonstrar os seus sentimentos.

Estas flores eram entregues aos familiares, que as recebiam e colocavam sobre o corpo ou as jogavam na cova no momento do enterro. Mas os cartões muitas vezes não eram lidos, até pelo momento de tanta comoção. Foi aí que surgiu a ideia de se fazer a coroa de flores, que é colocada nas salas de velórios juntamente com faixas que têm mensagens em letras garrafais para que todos os presentes possam ler e saber que, mesmo não estando ali, a pessoa ou família que enviou a coroa de flores queria expressar suas condolências para com os familiares e amigos.

Cada amigo ou familiar deve escolher sua coroa de flores de acordo com o seu sentimento. Não há um tipo certo de flor para ser colocada na coroa de flores, pois existem modelos que possuem uma mistura de espécies e folhagens que são capazes de deixar a coroa de flores linda e muito especial. A coroa de flores normalmente também possui uma faixa com mensagem de carinho e lembrança àquele que se foi, no entanto a escolha dessa mensagem é opcional, ficando a critério de cada um. É importante colocar essa faixa porque é possível dizer o que os amigos e familiares sentem, além de fazer com que o espírito se sinta querido e importante. Existem várias frases que podem ser incluídas nessa faixa da coroa de flores e geralmente são destinadas para famílias, amigos e colegas de empresa. Por isso, basta escolher a opção que mais combina com você criando a mais linda coroa de flores.

Receba nossa newsletter
Clique aqui que ligamos para você